Cartas d'ela.

Do silêncio

É bem sabido que as pessoas convivem bem quando têm assuntos afins e gostam das mesmas coisas. O que a gente esquece – e o barulho da teve não nos deixa lembrar – é que o silêncio entre duas pessoas pode ser a fonte mais significativa de um relacionamento. Não é comum ficar em silêncio ao lado de um completo desconhecido e sentir-se bem com isso. Claro que estou falando de uma situação em que estejam apenas as duas pessoas. Mas pensem na expressão “silêncio constrangedor”. Por que constrange? Porque o silêncio requer uma intimidade que poucas pessoas podem nos proporcionar. O silêncio desnuda grande partes das máscaras sociais que insistimos em vestir diariamente, e que carregamos nos sorrisos, nas piadas, nos tiques de fala.

No silêncio, somos mais sinceros no que temos a acrescentar: absolutamente nada. Eu gosto muito de falar, mas reconheço que quando consigo ficar bem e em silêncio com alguém é porque essa pessoa atingiu, para mim, o ápice uma sinceridade que eu sou capaz de ter com minha mãe e comigo mesma, quando minha loucura falante me permite. Minha cabeça sozinha fala demais, dai que eu respeito e admiro quem me silencia a ponto de me dar calma. Que fique bem claro: silenciar não é, e jamais será, calar.  Calar  oprime e silenciar, aqui, nesse contexto e nessa cama, acalenta. Eu me silencio porque quero lidar com o silêncio sincero que se constrói entre duas pessoas quando elas podem estar ao lado uma da outra, independente do que se passe ali.

Posso ficar em silêncio ao seu lado porque me assusto com o que eu mesma sinto vontade de dizer. Posso ficar em silêncio porque não acho que você vai gostar do que eu tenho a dizer. Posso ficar em silêncio porque sua presença me assusta. Tenho diferentes motivos e você quase todos e o funcionamento deles como esparadrapos invisíveis que transformam meu discurso inflamado num silêncio comedido. Mas hoje eu me calei por pura intimidade; por respeito a nós, e pelo amor que dali brotou, quase sonoramente. Eu me calei pra nos ouvir – e a melodia foi linda.

Imagem

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s