Cartas d'ela.

Qu’est-ce que la saudade?

paulineMinha querida Pauline,

Você me perguntou hoje o que era saudade, com o seu português tão divertido. Eu disse que não saberia explicar, mas que escrevia. Você já me disse que saudade não é nostalgia. Não é mesmo.

Como eu não sou boa em dizer, abstratamente, o que é saudade, vou dizer por aqui.

Saudade tem gosto: de leite da mãe, do beijo do seu amor, do chiclete da infância, do bolo de chocolate da vizinha, da fruta cortada pela sua avó.

Saudade tem cheiro: do perfume dele, do pão recém-saído do forno pela manhã, do alho-com-cebola fritando, anunciando a vinda do feijão. Saudade tem cheiro de mar. Cheiro de café.

Saudade tem forma: de abraço, da cama amassada quando ele acaba de sair, saudade tem forma do anel que você usa para lembrar de alguém. Saudade tem o exato formato do chinelo que a gente esquece na casa dos pais.

Saudade tem som: de música, de chuva, ou do ronco de alguém. Saudade é o som de engolir o choro e ouvir a saliva descer a garganta quando a palavra já não a sobe.

Saudade é a foto pendurada em cima da mesa. No armário. No fundo de tela. Ou pior: saudade é a imagem que vem, antes de mais nada, quando eu abro os olhos pela manhã e, ao anoitecer, os fecho.

Saudade é tudo isso. E eu não sei o que mais ela é. Saudade é a dor mais gostosa que inventaram. Saudade é o que eu vou sentir quando você for embora e não fizer sentido ouvir o Alceu Valença cantando “La Belle du Jour”. Saudade é o instante seguinte da beijo. Saudade é o segundo gole da cerveja. Saudade é a ressaca. Saudade é olhar para as próprias mãos e, por um momento, desconhecê-las para, de repente, reconhecê-las de novo. Saudade é a sua chegada, mas a ida de outra pessoa que estava no seu lugar, e que eu também amo. Quando ela voltar, você vai. A saudade nunca saiu daqui.

Saudade é a maior prova de que existem momentos felizes. C’est comme ça.

Com amor – e saudade desde já,

Rosa.

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s