Gramaticolices, Num é?

sobre amor e possessivos

As línguas são muito diferentes entre si, mas a ideologia por trás delas, nem sempre. Venho refletindo há tempos sobre o uso do possessivo nas redes sociais. Não raras vezes – quando eu digo não raras eu quero dizer umas 10 vezes ao dia – eu encontro fotografias de casais  com legendas com o uso do possessivo: meu amor, minha vida, meu namorado. Isso é muito recorrente. Dias atrás, papeando com um amigo, percebi que quando me refiro a minha mãe para o meu irmão eu não digo: a mãe, ou nossa mãe. Eu digo: minha mãe te ligou.

Talvez eu precise lidar com a posse sobre minha mãe, mas quero refletir sobre os relacionamentos amorosos. Esses possessivos são pronomes adjetivos e costumam acompanhar um substantivo: MEU príncipe; MINHA rainha; MEU amor.

Um fenômeno curioso que veio observando é a anulação do substantivo, e o uso dos possessivos isolados: meu, minha.

Como minha timeline é bastante multicultural (meus pais são estrangeiros), percebi que em árabe isso é mais difícil de acontecer: isso porque o possessivo em árabe não pode vir desacompanhado do substantivo, pois a palavra DECLINA, ou seja: é dentro da própria palavra que marcamos o possessivo.

Exemplo:

Bait: casa

Baiti: minha casa.

Isso não significa que as pessoas de origem árabe que estão na minha timeline não usam o possessivo isolado. Já encontrei muitas recorrendo ao inglês – mine – e o mais frequente em países árabes, o francês: mon, mes.

Não sei mais línguas que essas. Não quero cagar regra para o mundo dos relacionamentos, que é a cagação de regra por excelência. Mas queria dizer que acho muito curiosa como a geração da aliança-de-compromisso lida com amor: acho especialmente triste vinda de mulheres, já que somos propriedade privada desde sempre. Sei lá o quanto disso é amor, mas menos posse, por favor.

o beijo klimt

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s