Cartas d'ela.

Taita

Hoje, 23 de julho, é aniversário da minha vó; que, há alguns anos, foi para algum lugar onde só almas como a dela chegam. Alguns me perguntam o que eu tenho tatuado no pulso e é a assinatura dela. Mas não é só a assinatura da minha avó.

O que eu tenho tatuado no pulso é a minha lembrança constante de como fui uma criança feliz. Ao lado dela, e da minha família -pequena, mas intensa – eu não tive sofrimento algum. Eu não consigo, nem com muito esforço, lembrar de uma dor grande da infância. Eu cresci como quem cresce num livro de histórias em que o “felizes para sempre” aparece desde a primeira linha.

O que eu tenho tatuado no pulso é uma sucessão de mulheres maravilhosas que me criaram: minha avó e minha mãe. Ambas, extremamente doces, fortaleceram meu espírito e nunca me permitiram ser menos do que eu acreditava que era. Não existe nada mais empoderador para uma menina que o exemplo de força que vem de quem as cria. Eu tive dois, maravilhosos.

O que eu tenho tatuado no pulso é uma história de amor com o Brasil. Minha avó, que nasceu aqui e foi pro Líbano, era a única brasileira da família além de mim. E ela amava esse país, e amava jaboticaba e manga, bolo de fubá e café: jogar baralho e pitar um cigarrinho. Se tem em mim um amor sincero pelo meu país e uma vontade de fazer isso ficar melhor, vem dela também…

O que eu tenho tatuado no pulso é o amor pelo batom vermelho. É curtir um óculos bem grandão. É amar tomar banho a cada minuto e um cochilo depois do almoço. Roupa de bolinhas e um belo lenço.

O que eu tenho tatuado no pulso é amor incondicional, tão grande que, mesmo agora que ela não está aqui, é como se ela estivesse.  É sentir o perfume dela, porque faço questão de usar o mesmo. É ter hábitos propositalmente copiados dela. É ter ela nos meus sonhos sempre que preciso de ajuda. É ter saudade de fingir que tinha piolho, só pra ela voltar e mexer no meu cabelo de novo.

IMG_2057

Taita significa vovó em árabe, mas eu traduziria por amor.

 

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s