Cartas d'ela.

Encontre a sua Val…

Quanto mais a idade avança, mais eu tenho certeza de uma coisa: é impossível ter paz sozinho. Calma, Vinicius de Moraes errou feio: a gente não precisa de amor romântico pra ser feliz não. O que a gente precisa é de um porto seguro…

204491_4319303734155_778888242_o

Eu tenho, desde sempre, três: meu pai, minha mãe, meu irmão. Eles me apoiaram em absolutamente tudo, tudinho que eu já fiz. Eles podem até brigar comigo – e brigam! – quando acham que eu tô errada, mas eu sei que, se eu tentar, e de fato estiver, quem vai me dar a mão pra sair da merda são eles. Sempre. Não importa o quão errada eu esteja.

Lembro, inclusive, do que minha mãe dizia quando eu era pequena: Filha, não me esconde se fizer algo errado. O máximo que você vai levar é uma bronca, mas depois eu vou te ajudar a resolver.

E foi assim: não escondi nada. Nem quando fiz besteira, nem quando acertei. Porque minha família divide a dor comigo, mas as conquistas também.

Acontece, porém, que eu to a 300 km dos meus pais. E um tanto também do meu irmão. E, com 17 anos, eu saí de casa sem nunca ter saído do estado de SP. E mandei o mundão vir direto pro colo, mesmo que eu não soubesse como dominá-lo.

E então eu conheci a Valq.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nosso primeiro carna zebra: ela de cerveja e eu de Carmen- 2007

Algum tempo depois ela ia virar a Lora.

E daí eu entendi o que significa porto seguro.

dsc00127

2008 – quando as câmeras eram piores e os brincos de pena (oh lord)

Se eu errasse com os crush, com os namorados, ela estaria ali. Se eu não tivesse grana, ela não tinha sempre como me emprestar, mas comia miojo comigo. Se eu tivesse cansada, ela lavava minha louça. Se eu tivesse desistindo, ela me segurava.

Se eu tinha medo de cortar o cabelo, ela cortava também. Se ela tinha, eu cortava. Até hoje, uma segura a mão da outra. Ela tá tatuada na minha pele, porque ela é a única certeza que eu tenho.

Claro que eu tava lá! 

Ela estava do meu lado quando eu estive errada. TODAS AS VEZES. Obviamente, ela avisou que eu estava errada, mas o meu erro não permitiu que ela se afastasse. Sabe o que é ter certeza do amor de alguém apesar dos seus erros? A gente morre de medo, enquanto seres humanos, da solidão. A minha casa não precisa estar arrumada pra recebê-la, mas meu coração também não. Ela o quer assim mesmo, do jeito doido que ele é… não dá medo de ficar sozinha e O medo de ficar sem ninguém nos mantém em situações horríveis, como relacionamentos abusivos.

A gente vive comprando coisa igual sim  

Acho que todo ser humano precisa saber que existe alguém que o acolhe, mesmo quando está errado. Porque aí o medo de arriscar diminui. Medo de viver. De ser autêntico. O medo da solidão precisa ir embora!

Quantas coisas não fazemos porque estamos com medo de errar?

E se a gente soubesse que eu pode errar? Arriscaria?

Algumas pessoas me acham extremamente segura. E eu sou mesmo. Acham que eu arrisco, que eu tento de tudo, que eu não tenho medo das coisas. E não tenho.

 

579921_4220102734192_727609890_n

2009 – numa das praias da vida

Porque pode dar uma merda gigantesca, sim. Não to isenta. Eu posso errar do início ao fim. Mas a Valq vai estar ali, me esperando. Com vinho. Com abraço. Com cerveja. Com cafuné.. assim é fácil ter coragem.

roraiminhas-party-089

2011- Não faço ideia do motivo, mas eu devia estar precisando de colo dela. Eu sempre tô.

E se ela achar que eu preciso ainda de mais força, vai me levar 300 km atrás dos meus pais e do meu irmão, e lá, mesmo que eu tenha errado do início ao fim, eu vou ser acolhida e cuidada.

A gente pode levar bronca, sempre. A gente só não pode ter medo que as pessoas que nos amam desistam de nós. É esse o medo que trava.

1383745_10201559526523377_42314565_n

É isso que às vezes eu quero ser pros meus alunos. Eu não vou embora, mesmo que eles falhem (ou entendam como falha). Mas eu vou até o limite do que uma professora pode ir. O que eu queria mesmo, mesmo, era que todo mundo tivesse a sua Val…

img_4078

Há algumas semanas e até pra sempre ❤

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s