cabeludo

Meus caminhos

Eu não escolho sempre o caminho mais fácil. Existem muitos caminhos que me levam de casa ao trabalho e alguns são explicitamente mais curtos e rápidos, mas não é tão explícita minha predileção por eles.

Às vezes, por cansaço, para querer dormir mais, eu acabo recorrendo ao jeito mais veloz de chegar. Mas eu ando cansada de estar cansada e cansada de ser rápida e produtiva.  Tem dia que eu quero é atrasar cinco minutos e ver o ipê que floresce naquela rua, por aquele caminho, que é inevitavelmente mais longo (e mais bonito); mais demorado (e mais gratificante). Gosto dos caminhos que têm minha padaria favorita, têm ruas de paralelepípedo que fazem mal pro carro, mas são bonitas. Gosto muito do pôr do nascer do sol quando vou por aquele baixadão da Anhaguera.

Caminhos são escolhas e, às vezes, escolhemos errado: a gente se estressa, pega trânsito, passa num buraco que parecia menor à distância.

Eu errei caminhos vezes e mais vezes nessa vida, porque queria que fosse simples. Porque eu sou teimosa, não parava para pedir ajuda e rodava em círculos, completamente perdida. E a verdade é que estar perdida pode ser um jeito menos culpado de não querer chegar. Tem destinos dos quais a gente foge. Eu já estive sozinha numa viagem a dois, e não quero mais. Sou uma viajante que aguenta muito tempo dirigindo sozinha. Ter com quem dividir a estrada é uma decisão muito consciente hoje.

Agora, eu sei onde eu estou. Sei também onde quero chegar. Eu sei o que me espera depois de alguns quilômetros rodados. E eu queria mesmo chegar lá.

Mas não é pelo meio mais curto, sabe?

É mais fácil fazer sozinha, ir sozinha, continuar sozinha.  É mais rápido não ter que dialogar e entender para fazer acontecer.

Mas eu quero o caminho mais difícil, ele vale à pena. Você vale à pena. Você é meu ipê no meio do caminho, minha padaria preferida, minha rua de paralelepípedos. Você é o pôr e o nascer do sol. Minha felicidade, clandestina e inesperada.

Caminhos são escolhas. Eu escolhi você e não abriria mão de um caminho tão bonito – ainda que às vezes difícil e trabalhoso – só porque eu tô cansada ou com pressa. Não faz sentido ter pressa. Não é mais sobre chegar, é sobre aproveitar a viagem.

arizona asphalt beautiful blue sky

Foto por Nextvoyage em Pexels.com

Anúncios
Standard

One thought on “Meus caminhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s